Modalidades

Trail Running

O Trail Running é um desporto relativamente recente em Portugal, mas já com muita expressão a nível internacional  onde vem crescendo e ganhando muita força desde há 10 anos, quando os corredores de asfalto começaram a correr na montanha, ou seja, em pleno contacto com a Natureza.

Com diversas participações a nível regional, nacional e mesmo internacional, o Clube de Montanha do Funchal tem no MIUT - Madeira Island Ultra Trail – a sua principal organização “entre-portas”. O Clube de Montanha do Funchal está filiado na ATRP - Associação de Trail Running de Portugal e na ITRA - Internacional Trail Running Association.

 

Orientação

A Orientação é uma modalidade desportiva que concilia de forma harmoniosa as dimensões física, cognitiva e emocional dos participantes. Os nórdicos, que foram os percursores desta modalidade, costumam dizer que fazer Orientação é como jogar Xadrez a correr numa floresta. Bastante elucidativo! Podendo ser praticada individualmente ou em grupo, o objetivo consiste na escolha do melhor trajecto entre pontos marcados num mapa e materializados no terreno através de balizas (prismas de cores laranja e branca) de Orientação, procurando cumprir assim no mais curto espaço de tempo possível um percurso sem qualquer auxílio externo que não, eventualmente, uma bússola, pelo que os participantes dispõem apenas da sua condição física, capacidade de leitura do mapa e capacidade de concentração para alcançar os seus objectivos. A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio.

É a modalidade onde o Clube de Montanha do Funchal tem maior representação e, simultaneamente, maior número de títulos regionais.

Para além da participação assídua em competições, o Clube de Montanha do Funchal organiza provas do calendário regional.

O Clube de Montanha do Funchal está filiado na Federação Portuguesa de Orientação e é sócio fundador da Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira.

Atletismo

O Atletismo será das modalidades desportivas mais antigas em termos de organização competitiva. A própria palavra “Atletismo” tem derivação de raiz grega, “ATHI” que designa, competição.

O Clube de Montanha do Funchal tem no Atletismo uma modalidade que complementa a preparação física de todas as outras modalidades em que está envolvido, tendo, ao longo dos anos, obtido excelentes resultados individuais e colectivos, nomeadamente no escalão de Veteranos.

O Clube de Montanha do Funchal está filiado na Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.
 

Pedestrianismo ou Caminhada

Tão antiga que muitos quase a esqueceram, o pedestrianismo ou caminhada (como por vezes também é chamado) pode ser definido como o desporto de andar a pé ao longo de caminhos e trilhos, preferencialmente tradicionais ou históricos, na natureza ou em meio urbano. Constituiu a génese de formação do Clube de Montanha do Funchal.

Ao contrário de outras actividades de ar livre, a prática de pedestrianismo não envolve grandes dificuldades técnicas.

A aposta do Clube de Montanha do Funchal passa pela promoção de percursos interpretativos ou culturais, pois permitem a observação privilegiada do meio, contribuindo também para a sua preservação. O Clube de Montanha do Funchal está filiado na FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Cicloturismo

Secção dedicada aos sócios que têm por hábito andar de bicicleta, seja no asfalto ou na terra, sem o compromisso de uma competição. Os cicloturistas do Clube de Montanha do Funchal juntam-se oportunamente para uns passeios conjuntos e informais. O ponto alto acontece anualmente com a Volta à Ilha, evento cicloturístico do qual foi pioneiro.

 

DESIGN BY WEB-KOMP